google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 I EXPOSIÇÃO FILATÉLICA MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL - Tribuna da Serra

I EXPOSIÇÃO FILATÉLICA MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL


I Exposição Filatélica no museu Histórico do município, onde a exposição será de 15 de agosto à 16 de setembro.
            Saiba mais sobre FILATELIA: A palavra FILATELIA tem origem grega, onde “philos” significa amante e “atelia” significa aquilo que é pago antecipadamente.
            FILATELIA é uma atividade que visa colecionar e classificar selos, envelopes de cartas e cartões postais. É uma atividade que está relacionada à cultura, onde representa informações da história sobre o pais, região ou cidade em que foram produzidos e usados.
            Os selos trazem imagens de figuras históricas, fatos culturais entre outras informações importantes.
            Colecionar selos é saudável, um grande investimento e aprimora conhecimentos.
           
            MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL: O Museu Histórico Municipal foi criado pela lei 027/2002 no interesse da população de se resguardar a memória em um espaço que todos pudessem rever e admirar os avanços políticos e sociais do município.
            Foram dois anos de estruturação, documentação e inventário para que   oficializa-se seu funcionamento, esse trabalho teve apoio da UEL – Universidade Estadual de Londrina, Secretária Municipal de Educação e do Prefeito Carmo e seu vice João Luiz, que sem medirem esforços fizeram com que esse trabalho tivesse continuidade.
            Hoje o Museu Histórico Municipal está associado ao COSEM – Conselho Estadual de Museus, IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional e qualificação de um dos Museus mais estruturados do Norte do Paraná.
            Dentre as normalidades do IBRAM: “Museu deve ter a conotação de espaço de espaço cultural, artístico e social na comunidade”, ou seja, local onde se possa expressar idéias e conhecimentos sem perder o respeito e a memória.
            O Museu Histórico Municipal completa nove anos, e desde sua fundação até os dias de hoje vem desenvolvendo trabalhos de informação e cultura em suas ações com exposições de artistas locais e da região, exemplo de 2010 com a Exposição Numismática do colecionador Tércio de Sá Mainardes, onde foram expostos coleções completas do sistema monetário brasileiro, com cédulas e moedas de mais de 100 países onde destacou-se um SISTÉRCIO e um DENÁRIO romano da época de Cristo.
            Hoje, em comemoração ao 9º aniversário, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo do Município  está lançando a EXPOSIÇÂO FILATÉLICA que reúne vários expositores com selos nacionais e internacionais, cartões postais e informações sobre postagem de correspondência e vídeos institucionais dos Correios, Banco do Brasil e Departamento de Cultura. Este trabalho tem apoio e a participação da Prefeitura Municipal na pessoa do Sr. Carlos Sutil, Prefeito Municipal, Vice Prefeito, Sr. João Luiz, Gerente da Agencia dos Correios Sr. José Carlos MOreto, um dos idealizadores do projeto, da agencia do Banco do Brasil na pessoa do gerente Sr. Carlos H. Marques Russo Macedo e pelo Departamento de Cultura Municipal, através do Sr. Marcelo M. Costa.


SÃO JERONIMO DA SERRA
Cidade de gente feliz!!!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia