google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Governador entrega 13 Patrulhas do Campo para 101 municípios - Tribuna da Serra

Governador entrega 13 Patrulhas do Campo para 101 municípios

O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (08/05) mais 13 Patrulhas do Campo. Os equipamentos serão usados na recuperação, modernização e adequação de estradas rurais de 101 municípios paranaenses, organizados em doze consórcios, de todas as regiões do Estado. “Há mais de 20 anos agricultores paranaenses esperavam por um programa que permita a ampla recuperação das estradas rurais do nosso Estado”, disse o governador Beto Richa. “Queremos restaurar 110 mil quilômetros de estradas rurais do Estado”, afirmou. 

O programa do governo estadual prevê a entrega de 60 conjuntos de maquinário para os municípios até 2014. Trinta patrulhas já foram adquiridas e, destas, 22 foram liberadas para prefeituras de 153 cidades organizadas em consórcios. No total, 200 municípios serão beneficiados nesta primeira fase. 

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. O conjunto é utilizado em rodízio, conforme acordo entre os próprios municípios. Nesta quinta feira (9), Richa fará a entrega de mais dois conjuntos de equipamentos, um em Cândido de Abreu e outro em Ivaiporã. 

A recuperação de estradas rurais é essencial para os municípios, para evitar perdas no escoamento da produção agrícola e dar segurança ao transporte escolar e ao deslocamento das pessoas que vivem no campo. “As prefeituras na maioria das vezes não têm condições de suprir essa demanda, então damos esta grande força para que os prefeitos readequem as estradas, ligando o campo às cidades", afirmou o governador. 

Segundo Jair Pedro Vendrúsculo, coordenador do programa Patrulha do Campo, o conjunto de equipamentos atende todas as necessidades para o trabalho de recuperação e adequação de estradas rurais. “Além de entregar o conjunto de máquinas, a Codapar dá capacitação aos trabalhadores e operadores, de como estruturar uma estrada de qualidade, para que se mantenha preservada”, disse Vendrúsculo. Cada patrulha trabalha sob a supervisão de um técnico agrícola. Além disso, o governo dá suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação as estradas. 

PREFEITOS - O prefeito do município de Doutor Ulysses, Josiel do Carmo dos Santos, disse que a Patrulha do será um importante apoio para o produtor rural. “Nossas estradas estão precárias e o município não tem equipamentos como estes para oferecer”, explicou ele. Doutor Ulysses é o segundo maior produtor de laranja da região e tem aproximadamente 2.000 quilômetros de estradas rurais. 

O prefeito de Reserva e presidente do consórcio Caminhos do Tibagi, Luiz Carlos Vosniak, disse que os municípios de sua região têm baixo IDH e são dependentes da agricultura. “A agricultura depende de estradas boas. A ajuda do Estado é essencial para o desenvolvimento da região”. Só em Reserva são cerca de 7,9 mil quilômetros de estradas rurais. 

O programa demonstra a procupação do governo do Estado com os muncípios pequenos, segundo o prefeito de Rebouças, Claudemir Herthel. “Na nossa região, a maioria das cidades são extremamente agrícolas. A Patrulha do Campo vai melhorar as estradas e trazer mais desenvolvimento. Essa ajuda alivia o cofre dos municípios”, disse. O consórcio ao qual pertence Rebouças é o Conder, que recebeu duas patrulhas, pois é composto por 12 municípios. 

PATRULHAS DO CAMPO ENTREGUES NESTA QUARTA-FEIRA 

Consórcio da Região Central do Estado - Boa Ventura do São Roque, Campina do Simão, Cantagalo, Goioxim, Marquinho e Santa Maria do Oeste. 

Consórcio Vale da Ribeira (Cidrevar) - Adrianópolis, Bocaiuva do Sul, Cerro Azul e Doutor Ulisses. 

Consórcio Centro Sul do Paraná (Conder) – Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Ivai, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixera Soares. 

Consórcio Caminhos do Tibagi – Curiuva, Figueira, Imbau, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania. 

Consórcio do Noroeste do Paraná (Comafen) – Diamante do Norte, Marilena, Nova Londrina, Porto Rico, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Mônica, São Pedro do Paraná. 

Consórcio do Nordeste do Paraná (Codenop) - Abatia, Congoinhas, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra e Sapopema. 

Consórcio Bacia do Paranapanema – Barra do Jacaré, Cambará, Itambaracá, Santa Mariana e Santo Antônio da Platina. 

Consórcio Fronteira do Sudoeste – Bela Vista da Caroba, Capanema, `[erola do Oeste, Planalto, Pranchita e Santo Antonio do Sudoeste. 

Consórcio Sudoeste Pinhais – Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório SerpaItapejara do Oeste, Mangueirinha, São João e Vere. 

Consórcio Vale do Capanema – Ampere, Barracão, Bom Jesus do Sul, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Pinhal do São Bento, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste. 

Consórcio Vale do Iguaçu (Civipar) – Chopinzinho, Dois Vizinhos, Saudade do Iguaçu e Sulina. 

Consórcio Região de Campo Mourão (Comcam) – Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da lagoa, Campo Mourao, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziania, Maborê, Moreira Salles, Noca Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.

Agencia de Notícias

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia