google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Amunorpi elege presidente com problemas na Justiça - Tribuna da Serra

Amunorpi elege presidente com problemas na Justiça

A nova diretoria da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) foi eleita na semana passada durante reunião realizada em Japira. O prefeito de Barra do Jacaré, Edimar de Freitas Alboneti (PP), foi escolhido para assumir a presidência da entidade para o próximo mandato. Embora o petista tenha seu mandato cassado pelo juiz da 57ª Zona Eleitoral, Alexandre Van Der Broocke, de Andirá, a unanimidade prevaleceu. Na sentença, a Justiça Eleitoral apontou que o prefeito reeleito utilizou veículos da Prefeitura durante uma carreata realizada às vésperas do pleito de 2012. O prefeito e a vice, Edina Aparecida dos Santos (DEM), tiveram seus mandatos cassados e estão inelegíveis por oito anos. Eles seguem nos cargos por meio de uma liminar, até que a decisão seja julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Caso a decisão seja mantida, o presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Jacaré, Adalberto de Freitas Aguiar (PP), deverá assumir o cargo de prefeito. 

A diretoria eleita tem como primeiro vice-presidente, o prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Junior, e o segundo vice-presidente, o prefeito de São José da Boa Vista, Pedro Sérgio Kronéis. O Conselho Fiscal é constituído pelos prefeitos de Tomazina, Guilherme Cury, de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, de Siqueira Campos, Fabiano Lopes, de Ibaiti, Roberto Regazzo, de Pinhalão, Claudinei Benetti, e de Figueira, Valdir Garcia. 

Logo após a votação, o novo presidente Edimar Alboneti destacou a continuação do trabalho de integração dos prefeitos e municípios na entidade. "Por muitos anos o Norte Pioneiro ficou conhecido como o ramal da fome, temos que mudar isto para o ramal do desenvolvimento", diz. 

O presidente da entidade, prefeito de Tomazina Guilherme Cury Saliba Costa, fez uma breve prestação de contas do mandato, destacando as campanhas que foram realizadas pela Amunorpi, como as viagens para Curitiba e Brasília e o esforço comum para que a região seja beneficiada. 

Os prefeitos das cidades que integram a entidade aproveitaram a oportunidade para demonstrar forte reivindicação do grupo: eles vestiram camiseta com estampa que pede a instalação do curso de Medicina em Santo Antônio da Platina.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia