google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Eleitor tem até dia 7 para regularizar título - Tribuna da Serra

Eleitor tem até dia 7 para regularizar título

Mesmo faltando pouco tempo para o final do prazo para regularização do título de eleitor – menos de 15 dias úteis – muita gente ainda não procurou a Justiça Eleitoral em Londrina e a expectativa é de longas filas nos dias que antecedem 7 de maio. 

A regularização se destina às pessoas que pretendem transferir o domicílio eleitoral; atualizar dados, como o endereço e, consequentemente, o local de votação; ou reverter o cancelamento do documento determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por não ter feito o cadastramento biométrico até setembro do ano passado. O prazo também é o mesmo para quem pretende tirar o título pela primeira vez. 

Com o final do cadastramento biométrico, 61 mil títulos foram cancelados em Londrina. Porém, o chefe da Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina, Willian Gallera Garcia, explicou que não é exatamente este número de eleitores que deve procurar a Justiça Eleitoral. "Eleitores podem ter falecido, mudado para o exterior, entre outras situações. Não quer dizer necessariamente que 61 mil pessoas estejam irregulares com a Justiça Eleitoral. Consideramos que uma parcela dessas inscrições já deveriam ter sido excluídas, já que o cadastro não era atualizado em Londrina há 27 anos", disse. 

Mesmo não tendo o número preciso de eleitores com o título cancelado e novos eleitores, Garcia acredita que haverá atropelos. "No ano passado, tínhamos toda a estrutura necessária para atender adequadamente as pessoas. Agora, certamente haverá filas e o atendimento será demorado. As pessoas acabam deixando sempre para a última hora." 

Durante o período do cadastramento biométrico havia 100 guichês; agora são apenas 18 e a capacidade máxima de atendimento é de 400 a 500 eleitores por dia. Desde 9 de setembro do ano passado, quando terminou o cadastramento biométrico, menos de 5 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. "Provavelmente haverá plantões em finais de semana ou ampliação do horário, mas, ainda assim, nossa capacidade de atendimento é limitada", lamentou Garcia. 

SERVIÇO
- Para regularizar o título de eleitor, é necessário levar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para expedir o título pela primeira vez é necessário, no caso dos homens, carteira de reservista.
- A Justiça Eleitoral em Londrina atende das 12h às 19 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
Loriane Comeli
Reportagem Local FolhaWeb

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia