google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SUA SAÚDE - Centro de Saúde de São Jerônimo da Serra Informa - Tribuna da Serra

SUA SAÚDE - Centro de Saúde de São Jerônimo da Serra Informa

Atenção meninas de 11 a 13 anos de idade que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra HPV já esta disponível a vacina no Centro de Saúde e as que tomaram a primeira dose da vacina no mês de março já esta sendo realizada a segunda dose da vacina. 

Compareça ao Centro de Saúde com a carteira de vacinação acompanhadas de um adulto nesse sábado dia 20 de setembro das 09:00 as 16:00 horas e também durante a semana para tomarem a vacina.


Doenças que a vacina previne

 O HPV - vírus do papiloma humano, do inglês -, traz dados alarmantes: segundo o Ministério da Saúde, 137 mil novos casos são registrados por ano no Brasil. Esse vírus é tido como o responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero, além de atuar como protagonista em casos de câncer de pênis. Ele é o principal responsável por inúmeras doenças da região genital - que compreende colo, vagina, vulva e ânus nas mulheres e, nos homens, pênis e ânus. Assim como as verrugas na região genital e da boca, os cânceres causados pelo vírus do papiloma humano são recorrentes: no colo do útero, vulva, pênis e pele.

Indicações da vacina contra HPV

A Anvisa recomenda a vacinação para mulheres a partir dos nove anos - em especial para aquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual, para garantir maior eficácia na proteção. Homens entre nove e vinte e seis anos de idade, em função do risco de câncer anal, também recebem indicação para a vacinação. Vale lembrar, no entanto, que a vacina não dispensa o uso de preservativos na relação sexual. 

Grávida pode tomar essa vacina?

Por ser uma vacina desenvolvida recentemente, ainda não existem estudos científicos suficientes que garantam a segurança da vacinação para grávidas.

Doses necessárias da vacina contra HPV

A aplicação é feita em três etapas. Com a bivalente, a segunda dose é aplicada depois de um mês da primeira e, a terceira, após cinco meses da segunda. Já na quadrivalente, a segunda fase acontece apenas dois meses após a primeira e, a terceira, também seis meses depois da inicial.

No Sistema Único de Saúde, o esquema é estendido, em que a segunda dose é aplicada seis meses depois da primeira e a terceira dose apenas após cinco anos da primeira.

Administração da vacina contra HPV

A vacina contra HPV é administrada através de Injeções intramusculares.                                                                                      

Contraindicações

Fora a restrição de idade - que acontece porque a Anvisa permite apenas a aplicação da vacina em públicos onde estudos clínicos comprovaram sua eficácia - e as pessoas que são alérgicas a algum componente da medicação, ainda não há outras contraindicações.  

Efeitos adversos possíveis

Também não há evidências de efeitos colaterais, apenas possíveis desconfortos locais, como edemas e dor onde a injeção foi aplicada. Estudos também indicam não haver risco na aplicação dessa vacina em conjunto com a da hepatite B.

Fontes:


Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia