google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Secretaria da Agricultura mantém previsão de safra recorde de grãos no Paraná - Tribuna da Serra

Secretaria da Agricultura mantém previsão de safra recorde de grãos no Paraná

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento mantém a previsão de colheita recorde para a safra 2014/15. O volume estimado pelo Deral, o Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura, é de 38 milhões de toneladas de grãos, considerando a safra de verão, a segunda safra e a safra de inverno. As chuvas intensas da primeira quinzena do mês atual devem prejudicar a qualidade do milho de segunda safra e provocar perdas na produção de trigo. Mas de acordo com o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, não o suficiente para afetar o resultado da produção em todo o Estado, porque o clima pode mudar.

A safra de verão já foi colhida. Pela segunda safra, a estimativa é de mais 11 milhões de toneladas e o principal produto é o milho. O feijão da segunda safra rendeu volume de 389 mil toneladas e escapou da chuva. De acordo com Simioni, o milho da segunda safra precisa ser colhido e o trigo precisa se desenvolver para, então, chegar ao resultado final. O mercado de milho vem reagindo bem para o produtor. No último mês teve alta de 14%, sendo comercializado a 21 reais a saca com 60 quilos. Antes das chuvas, 96% das lavouras estavam em boas condições e 4%, médias. No último levantamento feito pelo Deral, 85% das lavouras estão em boas condições, 14% em estágio médio e 1%, ruim. 

(Repórter: Fernanda Nardo) Agência de Noticias

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia