google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Licenciamento de veículos começa a vencer na segunda no Paraná - Tribuna da Serra

Licenciamento de veículos começa a vencer na segunda no Paraná


De segunda-feira (3) até o fim de novembro proprietários de veículos emplacados no Estado devem pagar o Licenciamento Anual - exercício 2015. A cobrança é de competência do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a data de vencimento varia de acordo com os dígitos finais de cada placa. 

O licenciamento para veículos com placas finais 1 e 2 deve ser quitado em agosto. Já para as placas que terminam com dígito 3, 4 e 5 o vencimento ocorrerá em setembro e para as que têm final 6, 7 e 8 o prazo expira em outubro. Em novembro o prazo termina para placas com dígitos 9 e 0. 




"É importante que os proprietários de veículos fiquem atentos ao prazo para pagamento do Licenciamento Anual, que varia conforme o dígito final da placa. Àqueles que forem flagrados sem o documento, de porte obrigatório, podem sofrer as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro", alerta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

COBRANÇA – A Guia de Recolhimento é no valor de R$ 68,42 (para todos os veículos). Os proprietários que estão em atraso com débitos de multas, Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) ou Dpvat, além do valor do Licenciamento exercício 2015, terão os valores a serem quitados acrescidos a guia. 

PAGAMENTO – O Licenciamento deve ser pago nas instituições bancárias credenciadas junto ao órgão de trânsito: Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob e Banco Rendimento. Correntistas do Banco do Brasil podem realizar o pagamento com o número do Renavam no caixa do autoatendimento ou pela internet. 

Proprietários de veículos que não são correntistas precisam seguir o passo a passo no caixa automático: 

1º passo: Apertar a tecla entra e selecionar a opção consulta 

2º passo: Selecionar protocolo para pagamento on-line 

3º passo: Selecionar taxas Detran do Estado do Paraná 

4º passo: Selecionar licenciamento anual / DPVAT 

5º passo: Digitar número do Renavam 

6º passo: Escolher a opção de pagamento do licenciamento e retirar o protocolo para pagar na agência ou banco conveniado 

Após o pagamento do Licenciamento Anual e de todos os demais débitos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) será enviado para o endereço cadastro junto ao sistema do Departamento. 

Por isso, o Detran reforça o pedido para que o usuário mantenha sempre os dados atualizados. Caso o documento não chegue após dez dias é possível consultar onde se encontra pelo site do Detran, em "veículo", "licenciamento", "entrega do CRLV". 

LEGISLAÇÃO – O documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), de porte obrigatório do veículo e na forma original, só é emitido após a quitação do Licenciamento Anual e demais débitos. 

Quem for flagrado com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A multa é de R$ 191,54 e a penalidade é de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Como medida administrativa o proprietário tem o veículo apreendido.

Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia