Pesquisar

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Exames do Detran podem ser agendados pela internet

Os usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) poderão agendar, a partir de hoje, exames de avaliação psicológica, físico e mental e o exame teórico de direção no site da autarquia (www.detran.pr.gov.br). O novo serviço fará parte dos mais de 20 processos que estão distribuídos na plataforma de serviços on-line, que podem ser acessados via internet, TV Digital e terminais de autoatendimento. 
"Para marcar os exames o candidato precisa comparecer pessoalmente ao Detran e a partir de agora poderá também fazer isto sem sair de casa. Cada vez mais investimos e agregamos novos serviços ao Detran Fácil para que o cidadão evite deslocamentos desnecessários", explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 
Com o Detran Fácil é possível acessar diversos serviços como solicitação da emissão definitiva da Carteira da Nacional de Habilitação, segunda via e renovação da CNH; Permissão Internacional para Dirigir; segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); mudança de endereço; defesa de suspensão, cassação e de infrações estaduais, além de agenda de cursos e consultas. 
Em outubro de 2015, a plataforma paranaense atingiu a marca de 3 milhões de serviços realizados. Assim, o governo diminuiu a burocracia nos processos de veículos e habilitação e reduziu em até duas horas o tempo de espera em algumas unidades do departamento. 
De janeiro a outubro de 2015, o Detran Fácil foi responsável por 88% das Permissões Internacionais para Dirigir emitidas no Estado, 74% das CNHs definitivas, 63% das segundas vias de documentos e 60% das renovações de habilitação. 
A média mensal de acessos saltou de 6 mil serviços por mês em 2011 para 140 mil mensais neste ano. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação no Paraná (Celepar). 

MUDANÇAS

Em 2015, além dos serviços e consultas de habilitação e veículo, o Detran lançou um canal de serviços restritos que abrange também o sistema de infrações. Para ter acesso, os usuários devem preencher um formulário, seguir as orientações que estão disponíveis no site e finalizar o cadastro em uma das unidades da autarquia. 
A nova versão do Detran Fácil também permite um reaproveitamento completo do cadastro dos motoristas já existente no Detran e no Instituto de Identificação. Assim, as pessoas que precisarem fazer qualquer procedimento, como o exame de sanidade física e mental, alteração ou inclusão de categoria, entre outros, terão a foto, biometria e assinatura reaproveitadas do último cadastro ou da carteira de identidade para uso em até cinco anos e meio.
Reportagem Local FolhaWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia