google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Saúde confirma circulação de dengue tipo 4 em Londrina - Tribuna da Serra

Saúde confirma circulação de dengue tipo 4 em Londrina

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na tarde desta terça-feira (20), a circulação da dengue tipo 4 em Londrina. Para a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Nunes, o fato significa uma ameaça à saúde pública, uma vez que o vírus provoca complicações no quadro de saúde do infectado.
Até o momento cinco pessoas em Londrina já contraíram esse tipo de dengue. Os casos são generalizados e foram registrados no Jardim Leonor (2), no Jardim Fraternidade (1), Centro (1) e também no Conjunto Habitacional Armindo Guazzi (1). O exame é realizado por amostragem.
De acordo com Denise Nunes, a sorologia tem alto custo e por isso o município realiza de forma aleatória os exames. "Para nós não importa quantos são os casos, mas sim que o vírus está em circulação. Isso nunca ocorreu em Londrina", declarou.
A população fica mais suscetível e exposta ao contágio, já que não tem imunidade ao vírus. Aos primeiros sinais da doença, como dor no fundo dos olhos, febre alta, dores nas articulações, nas costas e cansaço, o londrinense deverá buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
A diretora de Vigilância em Saúde explicou que a circulação desse tipo de vírus tende a aumentar os casos graves, elevando os números de dengue com complicação e hemorrágica. Em 2013 já foram notificados 6.181 suspeitas de casos de dengue, sendo que destas, 1.137 foram de pacientes contaminados.
"O importante é lembrar a população que a limpeza do quintal é da responsabilidade do próprio morador. Mesmo no inverno ainda temos confirmação da doença. A população precisa colaborar e também não fazer o descarte do lixo em local inadequado", destacou Denise Nunes.
O Diario

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia