google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Detran-PR define novas regras para retirar 1ª habilitação - Tribuna da Serra

Detran-PR define novas regras para retirar 1ª habilitação

O Detran-PR definiu novas regras para a retirada da primeira habilitação de motoristas. A partir deste mês de novembro, quem estiver nessa situação só poderá se inscrever para as aulas teóricas e práticas de direção depois de aprovados nos exames médico e psicológico. 

A medida, segundo o Detran, deve dar mais agilidade ao processo de retirada da habilitação, além de gerar economia aos alunos e melhor aproveitamento das aulas. O procedimento vale apenas para quem for retirar a habilitação a partir do dia 1° e não para aqueles que já estão em andamento. A expectativa, para o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, é melhorar o desempenho dos candidatos. 

"O aluno deve se concentrar em obter um bom resultado na etapa em que se encontra. No exame de aptidão física e mental, por exemplo, é importante buscar orientação sobre como serão os testes, saber o que é cobrado na fase coletiva e na individual do exame psicológico. Este preparo é fundamental para evitar nervosismo e ansiedade, que podem prejudica-lo", explica. 

Outra inovação anunciada pelo Detran é a apropriação automática do processo de habilitação. Antes, as taxas eram pagas, o aviso de pagamento era enviado ao Detran para processo e só então era liberado o agendamento dos serviços. Agora, a taxa será paga e identificada por um sistema automático da rede bancária, em um prazo de cerca de 15 minutos, que já libera o agendamento. 

A alteração foi uma sugestão do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Paraná, que integra um dos grupos temáticos para discussão e implantação de melhorias nos serviços do Departamento. "É uma conquista em benefício do cidadão paranaense, porque os exames serão agendados muito mais rapidamente", destaca o presidente do Sindicato, Justino Rodrigues da Fonseca.

Redação Bonde com AEN

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia