google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Nova tecnologia promete triplicar durabilidade de baterias - Tribuna da Serra

Nova tecnologia promete triplicar durabilidade de baterias


Uma nova tecnologia promete acabar com o velho problema de durabilidade das baterias de celulares. Desenvolvida na Universidade Stanford, a novidade deve triplicar a vida útil das baterias de smartphones e tablets nos próximos anos. 

Segundo a Nature Nanotechnology, a nova tecnologia prevê o usu de lítio no anódo da bateria, e não apenas no eletrólito, como acontece atualmente. Isso, em teoria, já era conhecido, mas faltava saber como manter a bateria estável. A solução foi criar uma pequena proteção de carbono, muito menor do que um fio de cabelo, de acordo com o site Phys. 

Os pesquisadores já estudam o uso do novo sitema - que seria relativamente barato - também em baterias de carros elétricos, o que resolveria um dos maiores problemas que eles possuem: a falta de autonomia. 

De acordo com a publicação, esse tipo de bateria não deverá ter muito problemas com vício. Em testes, ela mostrou 99% de eficiência mesmo depois de 150 ciclos de regarga, enquanto outros projetos baseados na mesma premissa vinham a eficiência energética da bateria cair para cerca de 50% depois de 50 ciclos de recarga. 


(Com informações do InfoMoney)

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia