google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Governo adia exigência de novo extintor - Tribuna da Serra

Governo adia exigência de novo extintor

O Ministério das Cidades decidiu nesta segunda-feira suspender por 90 dias a obrigatoriedade do extintor do tipo ABC nos automóveis em circulação no País. O prazo de 90 dias começará a contar a partir de resolução a ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça ou quarta. 

A norma havia entrado em vigor no dia 1º e atingia principalmente carros fabricados de 2009 para trás, que tinham o modelo anterior, BC. Aqueles feitos a partir de 2010 já têm o extintor exigido, que controla fogo em estofados, tapetes e painéis. 

A suspensão foi motivada pela dificuldade de motoristas de todo o País em encontrar o extintor ABC. Em caso de fiscalização, a ausência do novo modelo de extintor sujeitava o motorista a multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na carteira de habilitação. Agora, enquanto vigorar a suspensão, não haverá aplicação de multas. A suspensão da obrigatoriedade foi determinação de Gilberto Kassab (PSD), ex-prefeito de São Paulo, que assumiu o Ministério das Cidades. 

O Brasil é um dos poucos países onde os extintores de incêndio veiculares são itens obrigatórios de segurança. Com a evolução dos sistemas de injeção eletrônica nos carros e a maior eficiência das linhas de combustível dos automóveis, levar os cilindros vermelhos a bordo caiu em desuso mundo afora. 

Países como Alemanha, França e Itália não exigem esse equipamento há anos. É o motorista que decide se irá portá-lo ou não. 

Hoje, montadoras precisam desenvolver suportes específicos para seus carros importados que serão vendidos no Brasil, pois os projetos originais não preveem espaço para colocar o extintor. Por vezes, esse dispositivo é colocado em uma posição que dificulta sua retirada em caso de emergência.
Ricardo Gallo e Eduardo Sodré
Folhapress

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia