google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 'Sairemos dessa greve de cabeça erguida', diz presidente da APP - Tribuna da Serra

'Sairemos dessa greve de cabeça erguida', diz presidente da APP

A decisão pela suspensão da greve na rede estadual de ensino foi tomada em assembleia ontem pela manhã, no Estádio da Vila Capanema, em Curitiba, Cerca de 10 mil docentes e funcionários participaram da convocação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP/Sindicato), que começou as 9h30 e terminou às 11h30. Logo após a votação, o presidente da APP/Sindicato, Hermes Leão, convocou professores e alunos anunciando que as atividades escolares voltariam ontem. 

A maioria dos servidores decidiu aceitar a proposta de reajuste salarial oferecida pelo governo. O projeto de lei do reajuste deve começar a tramitar hoje na Assembleia Legislativa (AL). A categoria vai receber 3,45% de reposição em uma única parcela no mês de outubro. Esse índice é referente à inflação de maio a dezembro de 2014. A inflação referente a 2015 será zerada em janeiro de 2016. 

Embora a maioria dos 10 mil servidores presentes à assembleia tenha decidido pelo fim da paralisação, acatando a proposta do comando estadual de greve, a categoria se mostrou dividida e em vários momentos ouviu-se das arquibancadas os gritos de "a greve continua". Segundo a APP/Sindicato, 70% dos trabalhadores que foram à Vila Capanema votaram pelo fim da greve. É a segunda paralisação do ano. No primeiro bimestre, os professores e servidores permaneceram 29 dias em greve. 

"Nossa avaliação é que temos um movimento vitorioso. Vamos continuar em uma luta intensa no local de trabalho, em cada diálogo, com pais,mães, estudantes e com a sociedade do Paraná. Nós sairemos dessa greve de cabeça erguida", afirmou Hermes Leão. 

Quanto ao calendário de reposição das aulas, o presidente da APP/Sindicato disse que o assunto será debatido em uma mesa de negociação com representantes da Secretaria Estadual de Educação. "Nós ainda não sabemos se há condições de concluir até 23 de dezembro ou se será necessário avançar no mês de fevereiro", comentou.
Adriana De Cunto
Reportagem Local FolhaWeb

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia