google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Nova Santa Barbara Cidade ‘caçula’ do Paraná completa 23 anos - Tribuna da Serra

Nova Santa Barbara Cidade ‘caçula’ do Paraná completa 23 anos

A caçula do Norte Pioneiro, Nova Santa Bárbara, comemora amanhã 23 anos de emancipação política – antes ela pertencia à Santa Cecília do Pavão. O município tem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população de 3.908 habitantes. 

Apesar da pouca idade, Nova Santa Bárbara, tenta se manter bem organizada para participar dos programas dos governos estadual e federal, conforme o vice-prefeito, Jozias Piza de Moraes (PMDB). ''Estamos atentos as recomendações e mantemos os documentos em dia para tentar os recursos'', aponta. 

Moraes reconhece, no entanto, que há uma série de desafios para que o município possa dar mais qualidade de vida aos seus moradores. Na opinião dele, o principal deles é a infraestrutura do município. Há necessidade de recape e calçamento em praticamente toda a cidade. 

Para solucionar o problema, o município já possui cerca de R$ 247 mil, mas seria necessário pelo menos mais R$ 1 milhão. ''Com o dinheiro que temos já é possível fazer alguma coisa e estamos tentando recursos do governo federal para o restante, mas ainda não há prazos'', diz. 

Outro problema que Moraes vê como passível de solução é o de moradia. Conforme ele, cerca de 80 famílias já fazem parte de programas para obter a casa própria. ''Possivelmente até o fim do mandato nós consigamos praticamente zerar esse déficit'', antecipa. 

Movido por projetos de médio e longo prazo, o município também tenta atrair empresas, cedendo espaço físico para elas. O vice-prefeito destaca a existência de empresas de facção e uma de equipamentos para cozinha industrial, em processo de instalação. ''Facção é o nosso forte, por isso estamos realizando um estudo e com o resultado tentaremos políticas para fortalecer o setor, embora já tenhamos uma escola de costura'', afirma. 

Eventos
Para comemorar, a prefeitura prepara para sábado (11), um show a partir das 22h30 na praça central. A banda New Sound Show Band tocará diversos hits. A festa também contará com diversas barracas. No domingo, o tradicional show, organizado pela prefeitura em parceria com uma rádio comunitária promete agitar a cidade, com música a partir das 16 
horas.

FolhaWeb

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia