google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Encontro resgata história e cultura dos índios xetás no Paraná - Tribuna da Serra

Encontro resgata história e cultura dos índios xetás no Paraná

Representantes da etnia indígena xetá estiveram reunidos nessa terça-feira (10) em Curitiba, para o Encontro xetá – Jané Reko Paranahá (O contar da nossa existência). Até quinta-feira (12) serão feitas palestras, oficinas e debates sobre a história, cultura e o acesso às políticas públicas que garantam justiça e cidadania para o povo xetá. 

O evento é organizado pelas secretarias de Estado da Educação, Justiça e Cidadania e Direitos Humanos, Cultura, Assuntos Fundiários, Ministério Público do Paraná, Ministério Público Federal, Fundação Nacional dos Índios (Funai) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Os temas debatidos envolvem educação, saúde e a demarcação de terras indígenas no estado. “Esse é um processo de recuperação da identidade étnica e cultural dessa comunidade que estava esquecida”, explicou José Antonio Gediel, diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria da Justiça. 

De acordo com Gediel, o encontro serve para que os índios xetás apresentem suas necessidades e anseios que possam contribuir para o resgate da sua cultura e identidade. “A cidadania é um direito que tem que ser recuperada e garantida para todos os paranaenses para alcançarmos um patamar que contemple as variadas culturas presentes em nosso estado”, disse. 

Uma das pautas do encontro será o resgate da língua xetá para a construção de um planejamento educacional direcionado à etnia. “Nossa preocupação é oferecer uma educação de qualidade para todas as comunidades indígenas no Paraná”, lembrou Marli Peron, diretora do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação. 

O aluno Lucas Henrique da Silva, 13 anos, do Colégio Estadual Indígena Cacique Kofej, em São Jerônimo da Serra, Norte Pioneiro, aprovou a iniciativa. “Eu acho interessante esse tipo de diálogo porque garante ao nosso povo educação e a nossa terra, que é o que mais queremos”, disse. 

No Paraná, cerca de 4.500 alunos das etnias guarani, caingangue e xetá estão matriculados em 37 escolas distribuídas em 26 municípios. A rede estadual de educação conta com 111 professores indígenas atuando em suas comunidades. As escolas também receberam da secretaria da Educação materiais didáticos na língua materna de cada comunidade. 

AEN

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia