Pesquisar

sábado, 8 de junho de 2013

Cafeicultores do Norte Pioneiro são premiados em concurso estadual

Oito cafeicultores do Norte Pioneiro foram premiados na quarta-feira (5), em Curitiba, pelo governador Beto Richa e pelo secretário da Agricultura Norberto Ortigara, no 10º concurso “Café Qualidade Paraná” que avalia os melhores cafés produzidos do Estado em 2012.
Ao lado de prefeitos, representantes de entidades da agricultura e os deputados Rasca Rodrigues (PV) e Pedro Lupion (DEM) foram premiados 15 cafeicultores de todo o Paraná, em três categorias diferentes (natural, cereja descascado e pequeno agricultor).
Todos os vencedores da categoria “cereja descascado” são do Norte Pioneiro (Japira, Carlópolis, Cornélio Procópio e Nova Fátima). Já nas categorias “natural” dois ficaram entre os cinco melhores (São Jeronimo da Serra e Curiúva). Por fim, na categoria “pequena propriedade” o primeiro lugar também foi de Japira. (Confira todos os cafeicultores abaixo)
“Já faz tempo que o Norte Pioneiro se destaca na cafeicultura. Não é pouca coisa ter oito cafeicultores entre os quinze melhores do Paraná”, disse Rasca. “Isso incentiva a cafeicultura de qualidade e gera empregos. Por exemplo, para cada mil hectares de café plantado há uma média de 350 empregos gerados”, completou o deputado.
Segundo o secretário Ortigara, existem em todo o Paraná 83 mil hectares de café plantado e 12 mil cafeicultores. “Este concurso é o reconhecimento do trabalho profícuo dos cafeicultores paranaenses que estão empenhados em produzir um café de qualidade”, destacou no evento o governador Beto Richa.
A qualidade do café do Norte Pioneiro não é conquista recente, diz Norberto Ortigara. Ela é resultado de um trabalho que iniciou com o associativismo dos cafeicultores da região. Eles sentiram a necessidade de sobreviver à crise que persistiu por cerca de 10 anos sem valorização do produto no mercado. “Eles se associaram para ganhar força e mudar os paradigmas de produção e de comercialização, com foco no consumidor”, explicou.
Premiados por categoria:
Natural
1º Egon Prezoto Bertolaccini – São Jerônimo da Serra
2º Luiz André Boraneli – Curiúva
3º Lúcia de Morais Santos – Grandes Rios
4º José Carlos Rosseto – Mandaguari
5º Edson Lopes – Mandaguari
Familiar
1º Nilson Quintino da Silva – Japira
2º Mário Alex dos Santos – Grandes Rios
3º Zildo Arantes Tomaz – Santo Antonio da Platina
4º Fabiano Ricardo Cedran - Mandaguari
5º José Aparecido Sanches – Terra Boa
Cereja Descascado
1º Ossi Cruz de Oliveira Lima - Japira
2º Rodrigo Otávio Oliveira da Luz – Carlópolis
3º Antonio Olímpio Liranço – Cornélio Procópio
4º Osvaldo Garcia – Cornélio Procópio
5º Luiz Fernando de Andrade Leite – Nova Fátima
Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia