google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PREFEITURAS INDEFINIDAS EM 10 CIDADES DO NORTE PIONEIRO - Tribuna da Serra

PREFEITURAS INDEFINIDAS EM 10 CIDADES DO NORTE PIONEIRO



As eleições municipais aconteceram neste domingo, porém, nem todas as cidades definiram quem será o prefeito em 2017. Na região Norte Pioneiro do Paraná, em 10 cidades a situação dos candidatos mais votados ainda está pendente de julgamento em instâncias superiores da Justiça Eleitoral. Em Jaguariaíva, os três candidatos que concorriam tiveram os registros indeferidos, mas entraram com recurso. Em outras cinco, como Cambará, Nova Fátima, Congonhinhas, Nova América da Colina e Quatiguá, os nomes mais votados também foram indeferidos e estão recorrendo. Em outros quatro municípios, Abatiá, Ribeirão do Pinhal, Santa Cecília do Pavão e Uraí, os concorrentes que ficaram em primeiro lugar foram considerados aptos pelos juízes eleitorais locais, porém, recursos ainda questionam essas candidaturas, podendo trazer mudanças no quadro político. 
A analista judiciária, chefe do Cartório Eleitoral de Nova Fátima, Alessandra Toledo Zulai, explica que a situação dos candidatos que tiveram suas candidaturas deferidas, porém com recurso, é um pouco mais confortável daqueles que foram indeferidos. "Os que foram deferidos serão diplomados pela Justiça Eleitoral e estarão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro. Sairão apenas se o recurso lhes for desfavorável. Já os indeferidos, só poderão assumir a Prefeitura após decisão judicial favorável". 
É o caso do Dr. José, candidato mais votado em Nova Fátima, mas que teve sua candidatura impugnada por ser um dos diretores de um hospital que possui contrato com o município. O caso segue em discussão junto a Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Se o TSE não julgar o recurso até a diplomação, quem assumirá a prefeitura, até decidir o processo, será o presidente da Câmara. Se a sentença for desfavorável, e ocorrer nos dois primeiros anos de mandato, será realizada nova eleição na cidade. Se ocorrer nos dois últimos anos, deve haver eleições indiretas, ou seja, a escolha do prefeito será feita pelos vereadores", explica Alessandra. 

REELEIÇÃO 
Dos 49 prefeitos do Norte Pioneiro, 19 tentaram se reeleger, porém, apenas 10 conseguiram. Em alguns municípios a reeleição continua em suspense, como em Nova América da Colina, onde Alexandre Basso (PSDB), atual prefeito, foi o concorrente mais votado, mas teve a candidatura indeferida. O recurso segue em análise junto à instância superior da Justiça Eleitoral. 
Em Cambará, Congonhinhas e Japira, os atuais prefeitos estão em 2º lugar na votação, porém, os nomes mais votados tiveram as candidaturas impugnadas e estão com recursos ainda em análise. Segundo a analista judiciária, Alessandra Zulai, "o candidato que está em segundo lugar nunca assume. Se a decisão judicial ocorrer antes do fim dos dois primeiros anos de mandato, será realizada nova eleição na cidade". 
Entre os prefeitos que não foram reeleitos, destaca-se o caso de Sengés, onde a candidata a reeleição, Eliette Jorge (PSD), ficou em terceiro lugar no pleito. As eleições foram vencidas por Nelson Pezinho (PPS), com 42% dos votos. 
Em duas cidades houve apenas um candidato: Sérgio Kroneis (PSDB), em São José da Boa Vista, e Jorge Nunes, em Santa Mariana. Os dois foram reeleitos para a Prefeitura. Em Santa Mariana, no entanto, foi registrado um dos maiores índices de abstenção (brancos e nulos) da região, representando 20% dos votos apurados. 

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA 
Em Santo Antônio da Platina houve uma surpresa nas urnas. O candidato apontado como terceiro colocado nas pesquisas, Professor José da Silva, o Zezão (PHS), foi o grande vencedor do pleito, com 48% dos votos. O candidato que liderava as intenções de voto, Celso Schmit (PSD), terminou em terceiro lugar. José Ritti (PDT) foi o segundo mais votado, mas teve sua candidatura indeferida e pendente de recurso, por isso a votação dele não foi divulgada oficialmente pelo TSE. 

GRANDES VOTAÇÕES 
Em Joaquim Távora, Gelson Nassar (PSDB) foi reeleito com 82% dos votos, deixando seu concorrente, Valdir Azariais (PEN), com 17% das intenções. Em Uraí, o candidato Carlinhos Tamura (PSC), foi o concorrente com maior aprovação entre os eleitores na região Norte Pioneiro, somando 82% dos votos válidos da cidade. Sua candidatura, no entanto, apesar de deferida, possui um recurso que está em análise junto a Justiça Eleitoral.
Rubia Pimenta
Especial para a FOLHA

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia