google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 15 estados e o DF anunciam envio de ajuda para cidades inundadas na Bahia - Tribuna da Serra

15 estados e o DF anunciam envio de ajuda para cidades inundadas na Bahia

Sobrevoo por Porto Seguro em áreas atingidas por enchentes na Bahia
Isac Nobrega/ Reprodução Palácio do Planalto

Diante das fortes chuvas que atingem a Bahia, governadores de 15 estados e do Distrito Federal anunciaram que irão enviar ajuda para os municípios baianos que sofrem com as consequências das enchentes. Os governos estaduais irão mobilizar equipes especializadas em operações de salvamento e materiais para auxiliar no resgate às vítimas.

As unidades federativas que já confirmaram a ajuda na campanha de resgate são: Roraima, Rio de Janeiro, Pará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Ceará, São Paulo, Piauí, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas, Goiás e o Distrito Federal.

Além disso, nesta terça-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória (MP) permitindo que o governo federal abra crédito extraordinário de R$ 200 milhões para a reconstrução de estados e rodovias afetadas pelas chuvas. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou à CNN que R$ 80 milhões do montante serão destinados à Bahia.

O governador em exercício de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), divulgou que autorizou o envio de uma força-tarefa para auxiliar as vítimas. “Ao todo, 36 profissionais do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar seguirão para Ilhéus para atuarem em uma operação integrada com outras forças de segurança”, afirmou.

Pelo Twitter, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), lamentou a situação na Bahia e disse que seu governo está “ajudando com equipes e equipamentos”. Flávio Dino (PSB), governador do Maranhão, afirmou que o Corpo de Bombeiros do estado está “mobilizando-se para enviar equipe para a Bahia, a fim de auxiliar trabalho de apoio aos atingidos pelas fortes chuvas”.

O governador Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, anunciou que irá apoiar os resgastes “com viaturas, embarcações e efetivo especializado do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”. Já o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) afirmou que o estado enviará bombeiros e viaturas para auxiliar no apoio às vítimas e que disponibilizou uma aeronave “em caso de necessidade”.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), publicou em suas redes sociais e garantiu que seu estado está enviando à Bahia “uma equipe com 20 bombeiros, mergulhadores, equipamentos e materiais de salvamento”. Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, fez o anúncio de ajuda pelo Twitter: “Coloquei à disposição do governador Rui Costa o Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco e o Grupamento Tático Aéreo”.

Em nota, o governo do Rio Grande do Norte informou que enviou no domingo (26) equipes de salvamento e resgate para a Bahia. Já o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), informou que o governo enviou uma equipe composta por bombeiros e policiais para apoiar as ações na Bahia, a partir do Grupamento Aéreo da PM da Bahia (Graer) em Ilhéus, um dos municípios mais afetados pelas chuvas.

O governador Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, disse que conversou com o governador baiano Rui Costa (PT) e que o estado disponibilizará um helicóptero, 40 bombeiros e 20 embarcações. Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, disse que conversou com o governo da Bahia e se colocou à disposição para ajudar.

O governo de Alagoas afirmou que disponibilizou um helicóptero e um avião para ajudar no resgate e transporte de mantimentos. Já o governo de Roraima disse que “está à disposição e aguarda novas definições dos comandantes dos Corpos de Bombeiros para adotar algum tipo de medida”.

Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, afirmou que determinou o envio de “equipes especializadas em operações de salvamento em desastres e mergulho autônomo”. Já o governo do Distrito Federal confirmou o envio de equipes em dois caminhões, quatro caminhonetes e quatro embarcações.

Além dos estados citados, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou no Twitter que também recebeu apoio do chefe do Executivo em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Vinícius TadeuAndré RosaElizabeth Matravolgyida CNN

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia