google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Pacientes com gripe comum podem receber remédio de graça no Paraná - Tribuna da Serra

Pacientes com gripe comum podem receber remédio de graça no Paraná

Pacientes do Paraná diagnosticados com qualquer tipo de gripe, inclusive a comum, têm direito ao medicamento Tamiflu, antes restrito a pessoas contaminadas pela gripe A. A Secretaria da Saúde já distribuiu mais de 40 mil caixas para abastecer a rede pública de todo o estado. Diferente do Ministério da Saúde que restringe o uso a grupos de risco ou casos graves, o protocolo de atendimento estadual estabelece que o paciente pode começar o tratamento nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.
Para receber o medicamento, o paciente deve apresentar uma prescrição médica em alguma unidade de saúde referência de cada município. A medida também é válida para a rede particular. De acordo com a secretaria, os médicos já foram orientados a receitar o medicamento.
Em Maringá, a procura pelo Tamiflu foi grande nos dois primeiros dias de junho. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul distribuiu o medicamento para 60 pacientes nesses dias. Segundo a direção da UPA, em maio, foram entregues, em média, 15 caixas por dia.
A preocupação dos médicos é saber se o paciente reconhece a diferença entre gripe e resfriado. “O resfriado tem sintomas nasais, como coriza, espirro e, às vezes, febre, diferente da gripe, causada pelo vírus Influenza, onde o paciente tem dor no peito, tosse e febre alta. É esse caso que tem indicação para o tratamento com Tamiflu”, explica o infectologista Luiz Jorge Moreira Neto.
Do G1 Pr

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia