google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Eleitores de duas cidades do PR voltam às urnas amanhã - Tribuna da Serra

Eleitores de duas cidades do PR voltam às urnas amanhã


Dois municípios paranaenses elegem novos prefeitos e vice-prefeitos amanhã. Santa Inês, no Noroeste, e Inácio Martins, no Centro-Sul, realizam eleições suplementares porque os candidatos vitoriosos no pleito de 2012 tiveram seus registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. A votação em urna eletrônica começa às 8 horas e se encerra às 17 horas (horário de Brasília). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, como se trata de duas cidades pequenas, a expectativa é que em pouco mais de uma hora o resultado já seja oficializado. 

Em Santa Inês, José Pedro Rodrigues da Silva (PTB) foi impugnado por rejeição das contas públicas e prática de abuso de poder econômico e político. Com isso, os 24.117 eleitores terão de votar nas chapas formadas por Marcel Andre Regovichi (PSD) e Victor Hugo Saraiva Carvalho Silva (PMDB); ou Adenilson Pacheco (PR) e Alvir Camargo Ferreira (PV). 

Já em Inácio Martins, os candidatos que obtiveram maior número de votos em 2012, Lauri Setrinski (PSDB) e Douglas Ricardo Pasqualin (DEM), não prestaram regularmente as contas eleitorais, impedindo a fiscalização dos recursos financeiros utilizados na campanha. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prática se caracteriza como abuso de poder econômico. 

No município, 8.075 cidadãos estão aptos a votar. Eles escolherão entre Marino Kutianski (PSDB) e Nelso de Andrade Junior (PPS), candidatos respectivamente a prefeito e vice-prefeito; Alvaro Silvino Pasqualin (DEM) e Jerson Toledo (DEM); e Valdir Cabral da Silva (PDT) e Cezar Mauricio Cavassin (PDT). 

Ainda conforme o TSE, a mesma situação acontece em outras quatro cidades brasileiras: Maximiliano de Almeida (RS), Dom Feliciano (RS), Água Preta (PE) e Palestina do Pará (PA). O prazo final para a diplomação dos vencedores é o dia 11 de dezembro. No entanto, o TRE estima que, no Paraná, os novos prefeitos e vice-prefeitos assumam entre cinco e dez dias após a homologação dos resultados. 

Ao todo, 59 cidades de 19 Estados já realizaram novas eleições para prefeito e vice-prefeito desde o início do ano. A maior parte está localizada em São Paulo, onde ocorreram 11 pleitos. As regras da Justiça Eleitoral são as mesmas que as aplicadas nas eleições regulares.

FolhaWeb

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia